Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de julho de 2023

 





A importância do letramento e alfabetização na educação infantil



Orientador: Prof. Welington Galindo



Silva, Sonia Cristina. A importância do letramento e alfabetização na educação infantil. 2019. 25. Projeto  de  Ensino  (Graduação em Pedagogia  –  Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Recife,2019 .

RESUMO

Um olhar que tem como objetivo tratar a importância do letramento e alfabetização na educação infantil, buscando conceituar  essa atividade de forma essencialmente pedagógica, fazendo distinção entre letramento e alfabetização e consequentemente fazendo observações pontuais dos resultados produzidos, conceituando cada um desses termos para melhor entendimento sobre os conceitos pré-estabelecidos da importância do letramento e alfabetização na educação infantil, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, onde os estímulos da criança estão aguçados pela curiosidade e consequentemente estimulados provocando um despertar para entender as experiências concretas, no que se verifica um expressivo resultado  pedagógico, o que traz   prazer e satisfação do discente e docente nesse gratificante  processo do ensinar para que outro aprenda, e esse  aprender advindo de um ensinamento solido tendo por base o letramento e alfabetização.  

 

.


Palavras-chave: Ludicidade. Letramento. Alfabetização. Jogos. Educação. 


SUMÁRIO


1 Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2. Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................

6 Apêndice (opcional) ......................................................................................

7 Anexos (opcional) ........................................................................................

  1. INTRODUÇÃO


      Diante da grande problemática a tem se submetido a alfabetização nos tempos hodiernos, onde grande soma de recursos financeiros tem sido destinada para tal fim porem sem retorno concreto, assim verificado tal fracasso enfrentado pela alfabetização este trabalho vem tratar de um tema que ganha amplo espaço de questionamento na sociedade, letramento e alfabetização na educação infantil é uma ação que urge um debati mais conciso e objetivo, tudo isso coloca um semáforo vermelho aceso, como se chamasse a atenção aos operadores pedagógicos e apoiadores escola lares para ideia que relaciona um texto  escrito como se nele não existisse em si um sistema de códigos que deve ser decifrado, compreendido e decodificado. 

      Esta investigação tem base em prisma de que a leitura e a escrita são almas gêmeas e elas se auto completam se harmonizam trazendo compreensão aos fatos, a alfabetização só produzirá sentido quando a criança conseguir fazer interpretação logicas coerentes, com conexões verdadeiras de um fato, em determinado contexto, assim ao vislumbrar tal realidade é preciso enxergar além, uma metodologia que ancore o barco de tal ideia e essa ideia estar no contexto de pensadores como; Piaget , Vygotsky, e Maria Emilio Ferreiro, que compõe de certo modo a base do pensamento construtivista e também positivista no processo de alfabetização, nesse trabalho argumenta-se a fundamentação que serve de base as práticas relacionada a visão de uma alfabetização acompanhada com letramento, observando tais situações e preciso se estar ainda mais consciente de que a educação no ápice da era digital está diante de grandes desafios na corrida para melhorar a qualidade da  alfabetização e tal ação se transforma em um funil na educação é o analfabetismo que ainda está num índice  muito elevado no pais, em sua maioria classificado como analfabetíssimo funcional diante de tal análise das teorias de Piaget, Vygotsky e Ferreiro e suas contribuições à alfabetização e os estudos feitos, pode-se pensar nos fatores que interferem no processo de alfabetização e redefinir a posição da escola neste novo cenário de mudanças aceleradas e desordenadas da sociedade contemporânea. 

     Neste contexto desordenado da sociedade contemporânea é que surge o letramento como uma proposta de superar os vários fracassos, usando os termos como alfabetizar – letreando, apontados como o caminho para superação dos problemas enfrentados nesta etapa de escolarização. Diante de tudo que foi há alguns educadores que ainda só alfabetizam através dos sistemas de codificar e decodificar os símbolos gráficos. Mas existem aqueles educadores que alfabetizam letreando, sempre tendo em vista os aspectos sociais, culturais, cognitivos e reais para o desenvolvimento das práticas culturais dos alunos.

       A proposta de tratar uma forma mais eficiente e também eficaz de ensinar a leitura mais também a escrita através de modelos objetivos e práticos minimiza a necessidade do processo de alfabetização, é esclarecedor os vários  métodos de se tem conhecimento para a pratica pedagógica cuja finalidade é ensinar escrever, essa ocorrência se verifica quando o operador pedagógico se apropria  de um modelo de alfabetizar que não leva em apreciação o que dele resultará, se o resultado desse modelo  estará a preencher a lacuna, se vai suprir a necessidade do aluno a ser alfabetizado. 

      Atualmente a educação está caminhando para a afirmação do processo de alfabetização e letreando, e nesse processo de alfabetizar e letrar é imprescindível que os educadores tenham claros tais conceitos, pois alfabetização é um processo especifico e indispensável de apropriação do sistema da escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao educando ler e escrever com autonomia e letramento é o processo de inserção e participação na cultura escrita, processo este que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.

      É importante considera-se aqui, que a alfabetização e letramento são processos distintos considerando um víeis político, entretanto se for considerado o aspecto técnico, são termos similares que apenas ajusta-se ao momento atual, cada com sua especificidade, mas complementares e inseparáveis, ambos indispensáveis para a aquisição da leitura e da escrita pelos alunos. 

      Neste sentido não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrear, trata-se de conciliar esses dois processos assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético – ortográfico e condições que possibilitem o uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita, percebe-se que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.

      É preciso mudar o aprender, e isto demanda tempo, talvez muito tempo, que não acontece de uma hora para outra, porque requer forças de muitos segmentos, segmentos estes que na maioria dos casos extrapolam o ambiente escolar.

   Como pode-se referenciar, o ambiente social, o ambiente econômico, o ambiente tecnológico, e o ambiente político e muitos deles caminham alheios aos objetivos da educação. 

Portanto o desafio da escola atual está em sua contribuição à redefinição dos saberes e dos valores aptos a participar dos processos de construção de novos cenários, num mundo ao mesmo tempo global e intercultural.



  1.  A importância do letramento e alfabetização na educação infantil. 


2.1. Justificativa 


      O tema em estudo tem uma relação próxima com o processo temático absorvido durante o período estudado, existe nos tempos hodiernos um profundo desejo pedagógico de uma grande mudança nos conceitos de ensino e aprendizagem o que de forma clara está diretamente associado a alfabetização, assim esse tema é decorrente da identificação com o mesmo e auferindo acentuada necessidade de se acepilhar o processo pedagógico.

       Objetivando o entendimento de que a alfabetização e o letramento são em última análise e de essencial importância para as mudanças e aperfeiçoamento da compreensão da linguagem. Esse estudo não trata de menoscabo pedagógico, entretanto trata de forma objetiva de uma fundamentação teórica com amplo objetivo de contribuir para um aprofundamento no interior desse processo de alfabetização e letramento, assim o estudo em atividade está direcionado ao foco de informação que visa agrupar o máximo informações teóricas relativa ao processo da alfabetização e o letramento na Educação infantil.

      A proposta de estudo se destina diante das informações colhidas, entender a construção da alfabetização e letramento, buscando despertar o interesse pelo processo de abrangência dos conhecimentos da criança. 

      Em sínteses do estudo em análise sobre alfabetização e letramento na educação infantil, e relevante a informação de que na Educação Infantil se estabelece o centro de formação que é considerado o pilar para o desenvolvimento escolar da criança que tendo um contato e podendo manusear este conteúdo de materiais com escrita e a leitura em que o professor proporciona uma maior interação com esse grandioso mundo letrado.



  1.  Problematização 


     Os estudos desenvolvidos com diretamente associada ao processo de ensino e aprendizagem voltado a leitura dentro do contexto escolar parece não surtir os efeitos necessário, a ideia abstraída de tal modelo é a de que apenas se transformem letras em sons, o que é reconhecido como processo de decodificação, e nele veem-se posições antagônicas ou seja a formação de um considerável grupo de leitores porem não conseguindo interpretar o meio social através dela. 

     Da observação realizada de tal ponto é necessário proceder alguns questionamentos tais como porque o modelo tradicional não funciona? Que iniciativa deve ser tomada? Que modelo pode substitui trazendo resultados satisfatório? São procedimentos que trará luz ao estudo para melhor entendimento da causa estudada. 

Esses estudos que tratam da alfabetização e letramento e consubstanciam elementos para uma investigação mais apurada estão inseridas nos trabalhos Freiriano.


  1. Objetivos 


      Identificar como se desenvolve o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil com crianças de 04 a 05 anos. De forma mais especifica essa analise vai: Retratar o que é alfabetização e letramento; investigar métodos de alfabetização e letramento na Educação Infantil; explicar o processo de alfabetização e letramento na educação infantil


 4.1 Do projeto de ensino

      Esses objetivos relacionam-se com a visão global do tema e com os procedimentos teórico-práticos do projeto. Os objetivos devem ser claros, concisos e possíveis de se atingir ao se desenvolver as atividades do projeto de ensino. Assim essa pratica alfabetizadora dada a ênfase apresentada nortear o alfabetizar e letrar na educação infantil. 






  1.  Conteúdos


       A alfabetização e letramento podem ser planejada de forma continua além de poder exultar tarefas diversas é importante que ao lidar com a nova experiência se tenha a convicção de que os resultados ocorrem alguns vezes em pequenos prazos outras ainda em médio prazo porem existem caso em que o processo é mais demorado. 

     Dos vários pensadores sobre esse tão importante tema temos (Farago, 2014) ao afirmar que: são muitas as práticas de alfabetização e letramento que o professor pode incorpora a sua atividade, essas podem serem levadas a cabo em períodos diversos do momento escolar, tal atividade deve estar associada a dinâmica, ao conhecimento e a criatividade do operador pedagógico. 

      Alguns pontos devem ser considerados a exemplo do RCNI que trata das diretrizes da linguagem oral e escrita referente a educação infantil de forma especifica crianças cuja faixa etária e de 0 a 3 anos, o RCNI trata da participação dessas crianças nas atividades que envolvam o uso da linguagem oral e escrita e familiarizem-se com a escrita, em situações de cotidiano. 

      Assim sequenciando a informação (Farago, 2014, p. 191) ensina que: “Como pratica para tais objetivos podemos trabalhar com atividades em que através da linguagem oral, a criança expresse seus sentimentos de desejos, experiências, vontades. Para o autor isso acontece não somente em atividades programadas, como rodas de conversas, mas a todo o momento em que nos conversarmos com a criança. 

     A relevância do dialogar com a criança nessa faixa etária: ” É de importância que se imponha a essa criança situação de leitura colocando-a no contexto de conhecimentos dos gêneros textuais onde destaca-se Adivinhações, trava-língua, poesia, contos, cantigas e fabulas.

  

  1.  Processo de desenvolvimento do projeto.


      O projeto alfabetização e letramento na educação infantil cuja aplicação deve criar aspectos práticos que leve a criança a uma liberdade criativa na pratica alfabetizadora cuja faixa etária está em pleno desenvolvimento, considera-se também a condição motriz além de que as transformações físicas e psicológica fornecem subsidio para melhor interação social. 

      E na escola que as vivencias se aprofundam juntamente com as descobertas e o conhecimento mais íntimo do meio em que estão inseridos, tudo a volta é despertado os órgão do sentido em pleno funcionamento, o tato, a visão, o paladar, o olfato, e a audição vão serem a plataforma de compreensão para os problemas que o cerca, e serem capazes de fazer distinção de espaço lineares e espaços tridimensionais, diferenciar os estados físicos da matéria dando-lhes significados, estas percepções trará seguranças para tratar os aspectos da vida,                                           assim a realidade observada na escola se diferenciara por exemplo: da realidade da casa, da realidade da rua, da realidade comunidade, tomando consciência de que cada realidade se diferenciam, e, isto é real.

      O projeto estudado em seus mais diversos aspectos ao se torna pratico deve oferecer meios para atender a ideia dessa construção social a partir dessa análise de diferenciação de realidades mesmo que se choquem em razão de um olhar mais ideológico, a alfabetização e letramento na educação infantil, deve despertar na criança o entendimento das verdade e não verdades que lhes rodeiam, sendo a interpretação gramatical algo que lhes dará direção para o entendimento correto do sentido de ações e ocorrência do meio em que está inserida.

      As ideias Freirianas, e também de soares, na base de discussão do projete deu-se apenas por ancora, o entendimento de como seria alfabetização e letramento e como desenvolver tal atividade na educação infantil.


6.1 Ambiente de desenvolvimento da alfabetização e Letramento.


      Como conhecido um ambiente propicio para tal evento na educação infantil é sem dúvida a escola, com algumas observações, e uma delas é o pensamento que surge a partir dos anos 70 tomando lugar nas discussões em nível cientifico a luz de Paulo freire, na pedagogia do oprimido, Louis Althusser, na A ideologia e os aparelhos ideológicos de estado, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron na Reprodução, ainda no trabalho de Baudelot e Establet em L’ecole capitaliste em france. Assim a escola é apresentada juntamente com a religião, a mídia, e a família como aparelhos ideológico do estado, nesse trabalho contrapõe o modelo capitalista, (Silva, 2014) descreve que: “a ideologia é constituídas por aquelas crenças que nos leva a aceitar as estruturas sociais capitalista existentes como boas e desejáveis” logo o entendimento é na verdade concentra todo projeto alfabetizador na escola, daí a ideia do letramento como crítica ao sistema social, excluindo por exemplo a família, a religião e a mídia ou mesmo aparelhando tais mecanismo para atingir o domínios ideológico.

      A continua observação do mesmo trabalho provoca um entendimento e também melhora e esclarece o sentido dos argumentos, diante da seguinte afirmação entende-se que:  “a produção e disseminação da ideologia e feita como vimos, pelos aparelhos ideológicos do estado, entre os quais a escola se situa de modo privilegiado a escola. 

      A escola constitui-se no aparelho ideológico central porque atinge praticamente toda a população por um período prolongado de tempo” assim os currículos será o mecanismo do qual a escola se apropria para tal feito, e o letramento em particular estaria como currículo facilitando os meios de formação de uma massa crítica do seu meio social.

       Na linha de atividades posta nesse trabalho existe uma mudança de eixo em relação aos moldes operantes tradicionais e a nova ordem em que as crianças provocam um diálogo com a escrita distante do ambiente escolar com uma revelia de modelos de educação pessoal, de modelos sociais, o letramento desnuda as regras tradicional e alimenta uma visão da sociedade em que não é apenas a decodificação ou tradução letras e fonemas que dão sentido ao entendimento mas sim entender as questões sociais das quais o sujeito faz parte.



  1. Revisão Bibliográfica


      A construção desse relevante tema tem base em tratados de vários autores que em seus trabalhos se dedicaram a teorizar um tema de tamanha relevância, como demostra os estritos de (SOARES, 2009). O que fica bastante claro que a alfabetização e o letramento devem fazer parte da Educação Infantil de acordo com Magda Soares (2009) as crianças devem ter acesso com atividades que permita a introdução do sistema alfabético e também fazendo processo de práticas sociais em o uso de escrita e leitura. O termo letramento é muito recente para nós brasileiros tem-se notícias de seu uso a partir do final da década de 80 do século passado, onde se destaca pesquisadores que captaram observação a tal respeito, a definição do terno vem da informação por  (Soares, 2006, p. 18) que afirma: 


Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar e aprender a ler e escrever: o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. [...] já alfabetização nomeia aquele que apenas aprendeu a ler e escrever, não aquele que adquiriu estado, ou a condição de quem se apropriou da escrita, incorporando as práticas sociais que as demandam.


Ao observar a construção de carteirista própria do letramento e possível extrair algumas considerações pontuais onde primeiro uma oposição, ou seja, esses dois termos parecem caminhar em posições diametralmente opostas, por um lado existe uma ideia instrumental funcional da escrita o que está direcionada ao indivíduo cuja as capacidade são medidas como ser único, por outro existe uma ideia instrumental coletiva onde o indivíduo é observado como ser porem coletivo e sua ação na comunidade será decorrente dessa concepção de letramento em que o indivíduo trata de revolucionar o meio de vivencia. Um estudo esclarecedor desta questão e feito por (Kleiman, 2010) ao informar que:

A concepção indenitária do letramento se opõe a uma concepção instrumental, funcional da escrita, que se centra geralmente nas capacidades individuais de uso da língua escrita em cotejo com uma norma universal do que é ser letrado. Para a perspectiva indenitária, são de interesse tanto as trajetórias singulares de sujeitos que atuam como agentes de letramento em suas comunidades de origem quanto os esforços coletivos de inserção na cultura letrada por parte de determinados grupos que são movidos por finalidades políticas, econômicas, sociais ou culturais, geralmente em trajetórias coletivas ou individuais de luta e resistência.

   Assim a autora deixa claro o sentido dos termos e o que deles se possa interpretar a luz pedagogia, o que auxilia o operador pedagógico em seu sacerdócio, cujo objetivo são melhores ferramenta para que seus alunos possam evoluir com bons resultados nessa árdua jornada de ensino e aprendizagem.  











4 Considerações finais


      O trabalho em análise tem referencial de vários autores que desenvolveram conceitos diversos no que se refere a alfabetização e letramento, as análises feitas da primeira infância e a necessidade de apropriar de recursos que estiverem ao alcance do operador pedagógico para desenvolver tal tarefa aproveitando as habilidades próprias de cada um sendo protagonista da construção de uma nova sociedade.

      A análise desse trabalho provoca um olhar concentrando na infância para construção de um novo modelo de pensar em substituição ao modelo tradicional, concentrando na escola o tal redirecionamento, pois é por meio da escola já nos primeiros meses de vida que essas percepções vão se formando até atingir a fase adulta.  

       Ao longo desse crescimento e de sua formação e desenvolvimento começa a ter uma visão mais apurada da sociedade em que está inserido, e logo é motivado a reconhecer as quais são as necessidades de que tem direito a desfrutar, entretanto o sistema lhes retira tal direito assim adquire um sentimento de verificação do que ocorre a sua volta sentindo-se parte da situação o que não ocorreria com o sujeito que apenas ler e escreve e não é levado a pensar no meio social em que vive.

      Assim considera-se que esse trabalho objetivou da luz a compreensão do desenvolvimento na pratica da Educação Infantil o princípio da aplicação  da alfabetização e  letramento, como também verificar  o ambiente que Educação Infantil proporciona para o contato com a leitura de maneira lúdica, por meio de brincadeiras, jogos, contação de histórias, com a finalidade de estimular para o mundo letrado a criança.

Primeiro momento

Escolha do tema e material para estudo

Segundo momento

Estudo e aprofundamento sobre o tema

Terceiro momento

Desenvolvimento de pontos relevantes

Quarto momento

Construção do trabalho

Quinto momento

Definição das palavras chaves

Sexto momento

Seleção dos documentos 

Sétimo momento 

Analise da produção textual

Quadro 1 procedimento da pesquisa.


Fonte: elaborada pela autora (2019)




Referências

Farago, T. F. (2014). Afabetização e letramento dos proferros. Ensino e Sociedade, 186-203.

Ferreiro, E. (Edição Especial Nº1). A construção do Conhecimento. Viver Mente e Cerebro.

Freire, P. R. (2006). A educação na cidade. São Paulo: Cortez.

Kleiman, A. B. (2010). Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar . Perpectiva.

Piaget, J. (Ediçao Especial Nº1). O aprendizado do mundo. Revista Viver Mente e Cerebro.

Silva, T. T. (2014). documentos de identidade uma introdução as teorias do curriculo. Belo Horizonte: Autentica Editora.

Soares, M. (2006). um tema em tres generos. Belo Horizonte: Autentica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário