Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2018

ATIVIDADE PEDAGÓGICA E SUA PRECISÃO

A atividade pedagógica deve ser regida por precisão cirúrgica, o operador pedagógico deve ter o cuidado para que todos os instrumentos estejam disponíveis a ele no momento de reger a ação pedagógica, e se estes instrumentos forem inadequados e sua ação não tiver a precisão necessária para essa intervenção, seu aprendente pode apresentar distúrbios ao longo de sua vida de aprendizado, o que pode acarretar consequências irreparáveis. 

O processo do ensinar e aprender, e estes deveriam ocorrer de forma simultânea, é na verdade um processo árduo tanto ao operador pedagógico quanto ao  aprendente, pois são conflituosos e as ações propostas não tem manifestado resultados satisfatório a esse aprendente, é provável que o operador pedagógico esboce alguns questionamento que lhes de resposta a tal situação. 

Vamos considerá um exemplo prático deste conflito.

Em  2014 tivemos o exame do ENEM, exame nacional do ensino médio, onde de todos os inscritos, apenas 250 alunos tiveram a nota máxima, era uma situação de expectativa quanto o problema do ensino no Brasil, para um grupo comprometido com a essência do ensino e aprendizagem essa situação já era prevista. No ano seguinte, 2015 esta situação se agrava pelo resultado apresentado desta vez 104 alunos obtiveram a nota máxima, o alerta se renova diante dos olhos de escola, família, academia e aquém interessar possa, no ano de 2017 chegamos ao fundo do poço, dos milhões de alunos inscritos e que confirmaram presença na realização do exame somente 53 alunos obtiveram a nota máxima. essa é maior das crises educacional que já vivemos.


Faço uma observação diante do quadro educacional que se apresenta no Brasil, que  nossas crianças chegam com um nível alto de aproveitamento nas series iniciais e vão involuindo ao longo dos anos escolares.







O que fazer?
Continuar como está ou fazer um retorno ao passado corrigir os erros no percurso?


2 comentários:

  1. Muito boa essa explicação Galindo, pois realmente isso que está acontecendo, a educação vai de mal a pior,atualmente faço graduação em licenciatura em geografia e realmente fico preocupado com o grau de conhecimento dos futuros alunos caso continue desse jeito,mas sabemos que isso que certos governantes querem... Alunos sem conhecimento pois são fáceis massas de manobra, espero contar com o senhor quando precisar para dúvidas e trabalhos que eu possa ter.

    ResponderExcluir
  2. Eu como professora que só tenho o magistério também vejo por este Anglo a questão ditada pelo senhor.

    ResponderExcluir